segunda-feira, 22 de abril de 2013

História do Boxe

Coisas que não podemos deixar de levar em conta


Muitos tipos de boxe

Enquanto que o uso dos punhos como arma em brigas de rua deve remontar aos primórdios da Humanidade, os mais antigos documentos evidenciando a prática de pugilismo como esporte tem entre 4 000 a 5 000 anos, e foram encontrados na Suméria ( civilização que desenvolveu-se na região do atual Iraq ) e Egito. Entre esses antigos documentos existem várias terracotas escavadas pelo arqueólogo Dr. E. A. Speiser em Sinkara e Khafaji - hoje em exposição no Museu do Iraq - e inúmeros afrescos funerários egípcios, como os que podemos visitar em Beni Hasan. São também muito variadas as regiões da Terra onde desde os mais remotos tempos se sabe da existência de técnicas pugilísticas.

Assim que existem, ou ao menos existiram, muitos estilos de pugilismo: o dos sumérios e babilônios, o egípcio, o minóico, o grego, o etrusco, o romano, o francês, o chinês, vários tipos de boxe indianos ( o boxe muki, o malla-yudha, etc ) etc, etc.

 

domingo, 21 de abril de 2013

Grandes Jogos do Paulista.

Campeonato Paulista 2013. 19° Rodada.


Santos 2  x 1 Penapolense.
Corinthians 2 x 0 Atlético Sorocaba.
Ituano 2 x 1 Palmeiras.
Mogi Mirim 1 x 0 São Paulo.


 


Corinthians

2x0Atlético Sorocaba


           Tite não demonstrou animação com a exibição do trio ofensivo formado por Emerson, Alexandre Pato e Guerrero. Os três atuaram juntos desde um início de jogo pela primeira vez na vitória contra o Atlético Sorocaba por 2 a 0 na tarde deste domingo no Pacaembu, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista.
Agora me pergunto; o que tanto o incomoda?
Tite fala após á vitória no Pacaembu.
"Achei que foi normal (o trio). Natural que as coisas não fluíram bem no início por conta de uma marcação individual do adversário. O que queríamos era uma movimentação e isso demorou para acontecer”, criticou Tite.
“O trio de ataque nos dá um poder de fogo, isso é óbvio. Mas ainda precisa de muitos ajustes” complementou.     

Agora é trabalhar para melhorar.
Vái Corinthians........
E que venha A macaca.  
                                                                                           

sábado, 20 de abril de 2013

Emerson será julgado pelo TJD por infringir normas do exame antidoping.


Emerson Sheik será julgado pelo Tribunal de Justiça Desportiva nesta segunda-feira, às 18h (de Brasília), por quebrar o protocolo na regra do doping. Na partida contra o Linense, no último domingo, o jogador passou no vestiário antes de ir realizar o exame, o que infringe as normas, já que é necessário seguir direito para o local de recolha.
“No protocolo antidoping, ele deveria ter ido à sala do exame direto, mas foi antes ao vestiário, porque houve invasão de campo dos torcedores. No meio desse pessoal, houve uma pessoa que se identificou como responsável pelo antidoping. O rapaz foi com o Emerson ao vestiário, e o médico confirmou que ele faria o exame. Existe a formalidade, mas, quando o descumprimento não traz prejuízo, acho que deveria ser arquivado”, explicou.
Apesar do julgamento, o atacante não corre o risco de perder as quartas de final do Campeonato Paulista. De acordo com o Controle de Dopagem, a pena para a infração é de R$ 100 a R$ 100 mil.

Peritos da Universidade de Nova Iorque, EUA, apresentaram recentemente um relatório sobre suas pesquisas com Power Max. Os resultados chocaram os principais cientistas americanos. O estudo demostrou um ganho considerável de massa muscular, com pouco ou nenhum exercício físico. Alguns cientistas afirmaram que PowerMax irá mudar o modo como atletas e pessoas normais ganham músculos e perdem peso.
Power Max é um construtor de músculos e emagrecedor. Sua fórmula é natural e segura, promovendo um crescimento muscular rápido, além de emagrecer utilizando uma combinação de ingredientes naturais.
 

Polêmica: O Esteroide Alternativo Planta rara que faz músculos crescerem 700% deveria ser legal no Brasil?

 
Vai vender muito aqui no Pais.
Alexandre A.




quarta-feira, 17 de abril de 2013

ídolos da história do Corinthians

Sua História.



Era 31 de agosto de 1910 cinco trabalhadores foram inspirados pela turnê do time inglês Corinthians Football Club no Brasil, que já havia vencido com facilidade o Fluminense carioca e o Club Atlético Paulistano, e nesse dia, cravara mais uma vitória sobre um dos grandes times paulistas da época: a Associação Atlética das Palmeiras.
Na volta dessa partida, ainda em êxtase, os cincos operários (Joaquim Ambrósio, Antônio Pereira, Rafael Perrone, Anselmo Correa e Carlos Silva) se deparam com um terreno baldio na Rua José Paulino (chamada na época de Rua dos Imigrantes), na esquina com a Rua Cônego Martins - no bairro do Bom Retiro, que viria a ser o primeiro campo do Corinthians, apelidado de “Lenheiro”, por ter servido anteriormente como um depósito de lenha.
Naquele momento, decidiram que criariam um time. A idéia foi oficializada em 1º de setembro de 1910, em reunião feita nesse mesmo lote da Rua José Paulino, à luz de lampiões, após mais um dia de trabalho. Formou-se então o primeiro grupo, com treze integrantes - os cinco idealizadores e mais oito moradores do bairro convidados -, que contribuíram como sócio-fundadores do clube, ainda sem nome.
As reuniões continuaram na casa de alguns integrantes, entre eles Miguel Bataglia, um alfaiate que veio a ser (ainda que por curtíssimo tempo) o primeiro presidente do clube. O nome Corinthians foi sugerido e bem aceito por todos, ainda que fosse uma corruptela do nome original do clube homenageado , que não possuía o “s” em sua grafia, sendo assim chamado apenas pela imprensa brasileira da época, que se referia ao time inglês como “Corinthian’s Team”.
O primeiro grande desafio foi a compra da bola, quando os sócio-fundadores saíram às ruas do Bom Retiro tentando angariar novos sócios e arrecadar o montante de 6 mil réis necessários. O dinheiro arrecadado foi despejado sobre o balcão de uma lojinha de esportes à rua São Caetano, dinheiro trocado, com muitas notas e moedas de baixo valor, mas que enfim podiam comprar a desejada bola.
Ao final, conseguiram os dois objetivos: a nova bola, e o número crescente de associados, que se tornou maior que o de não-associados (os diretores exigiam a associação para quem fosse doar o dinheiro). Em seguida, o segundo desafio foi preparar o campo da José Paulino, mas em um esforço conjunto todos jogadores, diretores e associados se reuniram para fazer a capina do terreno.
O clube, idealizado há pouco mais de uma semana, disputou seu primeiro jogo em 14 de setembro de 1910, contra o União da Lapa, e sofreu uma derrota por 1 a 0. Apesar da derrota, o time impressionou, pois o adversário era tido como um dos melhores clubes varzeanos, e o placar de apenas um gol sofrido representava uma grande vitória ao novo clube. A primeira escalação do Corinthians era composta por: Valente, Perrone e Atílio; Lepre, Alfredo e Police; João da Silva, Jorge Campbell, Luiz Fabbi, Cézar Nunes e Joaquim Ambrósio.
No jogo seguinte, contra o Estrela Polar, o clube conquistou a primeira vitória, e o meia Fabbi marcou o primeiro (e o segundo) gol da história corinthiana. O jogo terminou 2 a 0 para o Corinthians. No terceiro jogo, ainda sem ter nem mesmo uniforme, enfrenta o Atlética Lapa, time totalmente formado por jogadores ingleses, os mestres do futebol na época.
O placar da partida, realizada no campo do adversário, termina em 5 a 0, para o Corinthians. Acontece uma festa no bairro do Bom Retiro para comemorar a vitória. Extasiados pela conquista, os corinthianos decidem comprar o primeiro uniforme, bege com gola, barra e punhos pretos, inspirados pelo uniforme do Corinthian. Com o uso, os uniformes desbotam, e como “o pequeno do Bom Retiro” não tem condições de renová-los, o Corinthians ganha a cor da sua história: o preto e branco.
Nos dois anos seguintes, o Corinthians se consolida como um ótimo time, atraindo a simpatia e a curiosidade de vários torcedores, ficando conhecido como “o galo brigador do Bom Retiro”. Apesar de começar a se destacar no futebol, o Corinthians ainda pertenciam aos times “varzeanos” de São Paulo, já que o esporte era elitizado, e só podia participar das competições oficiais times dos clubes aristocráticos da cidade.
No entanto, em 1913, uma dissidência entre os clubes da elite permitiu uma seletiva aos times da várzea, que poderiam disputar uma vaga para jogar na Liga Paulista de Foot-Ball. O Corinthians se classificou deixando pra trás times como o Minas Gerais (representante do Brás) e o FC São Paulo (time do Bixiga).
Como era o único time da LPF onde pobres podiam jogar, e sua torcida era formada por trabalhadores e operários, o Corinthians, nessa época, ganhou a alcunha que carrega até hoje, com muito orgulho, de “Time do Povo”. O Corinthians também foi o primeiro clube paulista a aceitar jogadores negros.
Assim, em 1913 o clube jogaria pela primeira vez o Campeonato Paulista. No ano seguinte, o clube sagraria-se pela primeira vez campeão do torneio. E assim, com sacrifício, aquele grupo de idealistas que queria mudar os rumos do futebol paulista, então elitizado e reservado apenas para um determinado grupo social, formado por ricos e estudantes, enquanto pobres e analfabetos eram excluídos, têm sua primeira grande conquista.



Corinthians se salva, mas brasileiros na Libertadores podem sofrer com TVs e seleção.


Globo pediu que o Corinthians de Guerrero e Paulinho jogasse nas duas últimas datas

A conjunção entre a vontade das televisões que detêm os direitos de transmissão do torneio e o amistoso entre Brasil e Chile, na próxima semana, podem desfalcar as equipes envolvidas.
O único que está livre é o Corinthians, motivo Rede Globo.
Manda quem pode e Obedece quem tem juízo.
Basquete
O Los Angeles Lakers joga nesta noite de  quarta-feira para tentar evitar o vexame de ficar fora dos playoffs.
Assim melhorar sua posição.
Alexandre A.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Após ameaçarem greve, tenistas ganham 'aumento' de R$ 34 mil


Os tenistas bateram o pé, fizeram inúmeras reuniões, ameaçaram até greve e conseguiram o queriam: um aumento nas premiações dos Grand Slams, série que engloba os principais torneios do tênis. Para este ano, os atletas, tanto no masculino como no feminino, irão repartir uma premiação total de 256,6 milhões de reais.
O montante para esta temporada representa um aumento de 15% ou de 34,5 milhões de reais em relação a 2012. Na última temporada, as premiações do Australian Open, de Roland Garros, Wimbledon e US Open totalizaram R$ 222,61 milhões.

F. SANTOS DIZ QUE BRASILEIROS DA LIBERTADORES ESTÃO NO MESMO NÍVEL.

Qualquer subida na tabela, no entanto, pode dar ao Corinthians certa vantagem na fase eliminatória da competição.

Vai Corinthians!!

Almeida Rocha/Folhapress

Corinthians usa força máxima para jogar em casa nas quartas do Paulista.


Estando Classificado, o Corinthians pode poupar seus jogadores nestes últimos jogos do Paulista. Mas não vai fazê-lo. Seguindo à risca a sua filosofia, Tite vai escalar sua força máxima neste domingo, diante do Linense, fora de casa.

Em Campo.

Alessandro, Gil, Paulo André, Ralf, Paulinho, Danilo, Emerson e Guerrero, todos hoje titulares no time ideal do treinador. Danilo Fernandes, Edenílson e Jorge Henrique completam a formação divulgada por Tite no último sábado.
Alexandre A.

segunda-feira, 15 de abril de 2013


Explosões deixam vários feridos e causam pânico no fim da maratona de Boston.

Polícia presta os primeiros socorros (Foto:Twitter/@BuzzFeedNews

Pelo menos duas explosões deixaram várias pessoas feridas nesta segunda-feira na linha de chegada da maratona de Boston, nos Estados Unidos, de acordo com a imprensa local.
'Dia horrível'
Durante coletiva de imprensa, o governador do Estado de Massachusetts, Deval Patrick afirmou: 'Este é um dia horrível para Boston'. A maratona é disputada em um feriado estadual, o 'Patriot's Day'. "Meus pensamentos e minhas orações estão com as pessoas que estão feridas. Recebi mensagens de apoio do presidente, do prefeito Thomas Menino e de nossos líderes.
Que DEUS tenha Misericórdia.
Alexandre A.

sábado, 13 de abril de 2013

A história do UFC

A arte da publicidade do primeiro evento de vale-tudo
Imagem cedida por Josh Hedges
Ultimate Fighting Championship

Publicidade do primeiro evento de UFC
O Ultimate Fighting Championship foi uma invenção de Rorion Gracie, especialista no jiu-jitsu brasileiro, e de Arthur Davie, publicitário. Gracie queria promover a escola de artes marciais de sua família, centrada em técnicas voltadas para lutas verdadeiras e que descartava as mais indicadas para exibições ou demonstrações de estilo. Antes de se dedicar ao UFC, a família Gracie se tornou legendária por "O Desafio de Gracie", um convite aberto aos especialistas de qualquer técnica de luta para enfrentarem, numa luta real, um membro da família Gracie ou um dos estudantes de seus cursos.
Davie lançou a idéia de um torneio de artes marciais no grupo de entretenimento Semaphore (Semaphore Entertainment Group - SEG). Nesse torneio, especialistas em diferentes disciplinas das artes marciais se enfrentariam mutuamente para determinar qual o melhor estilo de luta. Segundo relatos, foi um dos empregados da SEG, chamado Michael Abramson, que usou pela primeira vez a expressão "O Campeonato de Vale-Tudo (The Ultimate Fighting Championship)". Em 12 de novembro de 1993, o SEG estreou o primeiro evento de UFC. Mais tarde, o evento seria conhecido como UFC 1.
O evento era organizado como um torneio (a maioria dos primeiros eventos de UFC seguiam esse padrão). O vencedor de uma luta era deslocado pela regra do torneio para enfrentar outro competidor. Davie designou alguns lutadores como alternativas, caso alguém ficasse incapacitado de continuar. O torneio apresentava mestres em caratê, boxe tailandês (kickboxing), boxe, jiu-jitsu e até mesmo em luta-livre de sumô. Royce Gracie, o irmão mais novo de Rorion, acabou vencendo o torneio depois que prendeu Gerard Gordeau com um mata-leão no embate final.
O evento foi um sucesso e o SEG imediatamente planejou novos torneios. O SEG resolveu conservar o nome Ultimate Fighting Championship e designou quase todos os eventos futuros seqüencialmente (UFC 2, UFC 3, etc).

Royce Gracie
Ex-campeão do UFC
Royce Gracie
Ken Shamrock
Atual astro do UFC
Ken Shamrock

Imagens cedidas por Josh Hedges
Ultimate Fighting Championship
No início, os eventos do UFC eram muito diferentes dos de hoje. Não existia a classificação por peso - o menor lutador poderia enfrentar um lutador de sumô. As classes de peso seriam definidas para o torneio UFC 12 (embora tenham sido refinadas diversas vezes). Os lutadores podiam usar vestimentas típicas para seus estilos de luta. No início, o UFC tentou estabelecer experimentalmente quantos rounds poderiam ser travados. Nos primeiros anos alguns eventos não tinham limite para o número de rounds de cada luta, desejava-se que a luta prosseguisse até que um nítido vencedor se sobressaísse.
O confronto entre estilos enfraqueceu gradualmente. A maioria das lutas terminava no chão e muitas disciplinas apresentadas nos primeiros eventos de UFC não tinham foco nem treinavam a luta no solo. Royce Gracie venceu três dos quatro primeiros torneios, provando que a luta no solo era necessária para que se obtivesse sucesso. Os lutadores começaram a se adaptar, a expandir os respectivos repertórios de estilos e a incluir elementos da luta livre e de sujeições. Os eventos tinham poucos faixa-preta de artes marciais. O UFC logo descobriu que a faixa preta não significava necessariamente que seu usuário fosse bom lutador.
No começo, o UFC tinha eventos nos estados americanos que não possuíam comissões atléticas, tendo em vista evitar as regulamentações. Também não havia juízes. Mesmo depois da chegada dos juízes aos eventos, continuava a falta de parâmetros claros para julgamento de uma luta. Os juízes não podiam parar a luta, deveriam apenas se assegurar de que as poucas regras existentes fossem seguidas e testemunhar as desistências. Felizmente, o UFC deu autoridade aos juízes para interromper as lutas depois dos primeiros eventos.
Exceto pelo UFC 9, que apresentou uma série de lutas isoladas, todos os eventos do UFC desenvolviam-se como torneios até o UFC 18. Desse momento em diante, com exceção do UFC 23, todos os eventos passaram a apresentar lutas isoladas, os lutadores não precisavam mais se preocupar com várias lutas em uma mesma noite.
De acordo com Dana White, a evolução do UFC foi aleatória, pois nunca foi intencional. "Aquele espetáculo, o primeiro Ultimate Fighting Championship, deveria ter sido o único. Entretanto, foi tão compensador no pay-per-view que decidiram fazer outro, e depois mais outro. Nunca, nem em um milhão de anos, pensavam estar criando um esporte".
Gradualmente, o UFC introduziu mais regras e restrições, tanto para apaziguar os críticos como para modelar as artes marciais mistas ao formato de legítimo esporte. Infelizmente, nessa época, o SEG estava passando por dificuldades financeiras. Do UFC 23 ao UFC 29 o SEG ficou ameaçado de falência. Como resultado, o SEG não pôde mais arcar com o lançamento dos eventos em vídeos caseiros.
Agora virou febre, mas vale lembrar a Rapaziada que tudo tem limite.

Alexandre A.

F1.Acidente.

Piloto erra ao parar nos boxes e atropela mecânico de sua equipe.

Max Chilton atropela mecânico da Marussia nos boxes durante o treino de classificação para o GP da China

Max Chilton, piloto da equipe Marussia, foi mal nos treinos de classificação deste sábado e só largará na 19ª colocação no Grande Prêmio da China, que acontecerá na madrugada de domingo, às 4h horário de Brasília. Mesmo assim, o piloto britânico acabou chamando a atenção. Ele acabou errando ao entrar com o seu carro nos boxes e acidentalmente atropelou um membro de sua equipe.
O acidente aconteceu na terceira bateria dos treinamentos e a vítima acabou ficando no chão durante algum tempo. Apesar do susto, nada de grave aconteceu e o funcionário da Marussia se encontra em bom estado de saúde. Apesar disso, foi levado por uma ambulância para que recebesse o tratamento adequado.
Para a corrida, Lewis Hamilton larga na pole position do GP da China. A equipe italiana da Ferrari, que havia tido um desempenho muito bom nos treinos livres, perdeu terreno na definição do grid em Xangai. Fernando Alonso sai em terceiro e o brasileiro Felipe Massa ficou em quinto. A Red Bull teve um desempenho desastroso, com Vettel em nono e Webber largando em último.

Obs:  Com todos os cuidado com Segurança ainda estão sujeitos á grandes Riscos.
Agora vão ter muito que pensar em como melhorar.
Segurança em Primeiro Lugar.
Alexandre A.
Treino de Classificação -GP daChina.

13.abr.2013 - Lewis Hamilton (c), pole na China, acena para o público ao lado de Fernando Alonso (e), terceiro colocado, e Räikkönen, que sai em segundo.

Olha como ficou o Grid.

1 - Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 1min34s484
2 - Kimi Räikkönen (FIN/Lotus) - 1min34s761
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min34s788
4 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min34s861
5 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min34s933
6 - Romain Grosjean (FRA/Lotus) - 1min35s364
7 - Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) -1min35s998
8 - Jenson Button (ING/McLaren) - 2min05s673
9 - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - sem tempo no Q3
10 - Nico Hulkenberg (ALE/Sauber)- sem tempo no Q3
11 - Paul di Resta (ING/Force India) - 1min36s287
12 - Sergio Pérez (MEX/McLaren) - 1min36s314
13 - Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min36s405
14 - Pastor Maldonado (VEN/Williams) - 1min37s139
15 -Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso) - 1min37s199
16 -Valtteri Bottas (FIN/Williams) - 1min37s769
17 -Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) - 1min37s990
18 - Jules Bianchi (FRA/Marussia) - 1min38s780
19 - Max Chilton (ING/Marussia) - 1min39s537
20 - Charles Pic (FRA/Caterham) - 1min39s614
21 - Giedo van der Garde (HOL/Caterham) - 1min39s660
22 - Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min36s679*.

Vou torcer pelo Massa. Vai BRAZIL.
Alexandre A.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

História

Futebol.

Introdução
O futebol é um dos esportes mais populares no mundo. Praticado em centenas de países, este esporte desperta tanto interesse em função de sua forma de disputa atraente.
Origem do futebol
Embora não se tenha muita certeza sobre os primórdios do futebol, historiadores descobriram vestígios dos jogos de bola em várias culturas antigas. Estes jogos de bola ainda não eram o futebol, pois não havia a definição de regras como há hoje, porém demonstram o interesse do homem por este tipo de esporte desde os tempos antigos.
O futebol tornou-se tão popular graças a seu jeito simples de jogar. Basta uma bola, equipes de jogadores e as traves, para que, em qualquer espaço, crianças e adultos possam se divertir com o futebol. Na rua, na escola, no clube, no campinho do bairro ou até mesmo no quintal de casa, desde cedo jovens de vários cantos do mundo começam a praticar o futebol.
pai do futebol no Brasil Charles Miller : pai do futebol no Brasil

História do Futebol : origens

Origens do futebol na China Antiga
Na China Antiga, por volta de 3000 a.C, os militares chineses praticavam um jogo que na verdade era um treino militar. Após as guerras, formavam equipes para chutar a cabeça dos soldados inimigos. Com o tempo, as cabeças dos inimigos foram sendo substituídas por bolas de couro revestidas com cabelo. Formavam-se duas equipes com oito jogadores e o objetivo era passar a bola de pé em pé sem deixar cair no chão, levando-a para dentro de duas estacas fincadas no campo. Estas estacas eram ligadas por um fio de cera.
Origens do futebol no Japão Antigo
No Japão Antigo, foi criado um esporte muito parecido com o futebol atual, porém se chamava Kemari. Praticado por integrantes da corte do imperador japonês, o kemari acontecia num campo de aproximadamente 200 metros quadrados. A bola era feita de fibras de bambu e entre as regras, o contato físico era proibido entre os 16 jogadores (8 para cada equipe). Historiadores do futebol encontraram relatos que confirmam o acontecimento de jogos entre equipes chinesas e japonesas na antiguidade.
Origens do futebol na Grécia e RomaOs gregos criaram um jogo por volta do século I a.C que se chamava Episkiros. Neste jogo, soldados gregos dividiam-se em duas equipes de nove jogadores cada e jogavam num terreno de formato retangular. Na cidade grega de Esparta, os jogadores, também militares, usavam uma bola feita de bexiga de boi cheia de areia ou terra. O campo onde se realizavam as partidas, em Esparta, eram bem grandes, pois as equipes eram formadas por quinze jogadores.Quando os romanos dominaram a Grécia, entraram em contato com a cultura grega e acabaram assimilando o Episkiros, porém o jogo tomou uma conotação muito mais violenta.
O futebol na Idade Média
Há relatos de um esporte muito parecido com o futebol, embora usava-se muito a violência. O Soule ou Harpastum era praticado na Idade Média por militares que dividiam-se em duas equipes : atacantes e defensores. Era permitido usar socos, pontapés, rasteiras e outros golpes violentos. Há relatos que mostram a morte de alguns jogadores durante a partida. Cada equipe era formada por 27 jogadores, onde grupos tinham funções diferentes no time: corredores, dianteiros, sacadores e guarda-redes.
Na Itália Medieval apareceu um jogo denominado gioco del calcio. Era praticado em praças e os 27 jogadores de cada equipe deveriam levar a bola até os dois postes que ficavam nos dois cantos extremos da praça. A violência era muito comum, pois os participantes levavam para campo seus problemas causados, principalmente por questões sociais típicas da época medieval.
O barulho, a desorganização e a violência eram tão grandes que o rei Eduardo II teve que decretar uma lei proibindo a prática do jogo, condenando a prisão os praticantes. Porém, o jogo não terminou, pois integrantes da nobreza criaram um nova versão dele com regras que não permitiam a violência. Nesta nova versão, cerca de doze juízes deveriam fazer cumprir as regras do jogo.
O futebol chega à Inglaterra
Pesquisadores concluíram que o gioco de calcio saiu da Itália e chegou a Inglaterra por volta do século XVII. Na Inglaterra, o jogo ganhou regras diferentes e foi organizado e sistematizado. O campo deveria medir 120 por 180 metros e nas duas pontas seriam instalados dois arcos retangulares chamados de gol. A bola era de couro e enchida com ar. Com regras claras e objetivas, o futebol começou a ser praticado por estudantes e filhos da nobreza inglesa. Aos poucos foi se popularizando. No ano de 1848, numa conferência em Cambridge, estabeleceu-se um único código de regras para o futebol. No ano de 1871 foi criada a figura do guarda-redes (goleiro) que seria o único que poderia colocar as mãos na bola e deveria ficar próximo ao gol para evitar a entrada da bola. Em 1875, foi estabelecida a regra do tempo de 90 minutos e em 1891 foi estabelecido o pênalti, para punir a falta dentro da área. Somente em 1907 foi estabelecida a regra do impedimento.
O profissionalismo no futebol foi iniciado somente em 1885 e no ano seguinte seria criada, na Inglaterra, a International Board, entidade cujo objetivo principal era estabelecer e mudar as regras do futebol quando necessário.
No ano de 1897, uma equipe de futebol inglesa chamada Corinthians fez uma excursão fora da Europa, contribuindo para difundir o futebol em diversas partes do mundo.
Em 1888, foi fundada a Football League com o objetivo de organizar torneios e campeonatos internacionais.
No ano de 1904, foi criada a FIFA ( Federação Internacional de Futebol Association ) que organiza até hoje o futebol em todo mundo. É a FIFA que organiza os grandes campeonatos de seleções ( Copa do Mundo ) de quatro em quatro anos. Em 2006, aconteceu a Copa do Mundo da Alemanha, que teve a Itália como campeã e a França como vice.A FIFA também organiza campeonatos de clubes como, por exemplo, a Copa Libertadores da América, Copa da UEFA, Liga dos Campeões da Europa, Copa Sul-Americana, entre outros.
bola de futebol Bola de futebol : final do século XIX

Agressão


Torcedor do Newell"s é ferido após ataque de fás do Olimpia.


Olimpia derrotou o Newell's Old Boys por 4 a 1 em duelo pela Libertadores

Um torcedor do Newell’s Old Boys ficou gravemente ferido após ser acertado na cabeça por uma pedra durante um ataque de fãs do Olimpia, do Paraguai, depois da partida entre as equipes pelo Grupo 7 da Copa Libertadores, na noite da última quinta-feira.
David Alborno, de 33 anos, sofreu um afundamento do crânio por conta do golpe recebido e foi internado na UTI do Centro de Emergências Médicas de Assunção.
Segundo a Polícia Nacional do Paraguai, o torcedor estava em um dos quatro ônibus que levaram os fãs do time argentino ao país vizinho para acompanhar a partida. E mesmo com a escolta policial, os veículos foram apedrejados por cerca de 20 torcedores do Olimpia. O ataque aconteceu após a vitória por 4 a 1 do time paraguaio.
De acordo com a polícia paraguaia, os ataques não se limitaram ao apedrejamento dos ônibus. Poucas horas depois de David ser internado, torcedores do Olimpia invadiram o hospital e atacaram os argentinos que aguardavam por notícias.
A polícia disse que os paraguaios estavam bêbados e que atacaram com paus e facas, destruíram o local e agrediram os paraguaios e também torcedores do Cerro Porteño, que prestavam apoio.
Quatro deles foram presos, mas a grande maioria conseguiu fugir por dentro do hospital.

História

Libertadores da América.

A história da Taça Libertadores da América (inicialmente chamada de Copa de Campeões da América), já foi chamada de Copa "Toyota" Libertadores, em função do patrocínio do torneio pela Fábrica de Automóveis Toyota, depois chamada de Copa "Santander" Libertadores, teve sua origem no Congresso da Confederação Sul-americana de Futebol (CSF), realizado no Rio de Janeiro em 1958. O nome Libertadores de América, é em homenagem aos heróis da independência sul-americana.
Logo oficial da Copa Toyota Libertadores em 2005 Logo oficial da Copa Santander Libertadores em 2012
Logos oficiais: Copa Toyota Libertadores em 2005 e Copa Santander Libertadores 2012.
O Objetivo principal do Congresso era o de criar um torneio reunindo os clubes campeões de cada país do continente. O estudo era baseado em alguns torneios realizados anos antes, como a Copa Rio da Prata, disputada durante a década de 30, entre os campeões da Argentina e do Uruguai; sua disputa acontecia de forma alternada, um ano em cada país, e o vencedor tinha posse transitória desse troféu.

Mas a idéia original, ou seja, o embrião deste projeto e primeira tentativa de se realizar este tipo de competição, surgiu em 1929, quando os dirigentes do Nacional de Montevidéu, Roberto Espil e José Usera Bermudez, idealizaram um torneio do qual tomariam parte as equipes que fossem as campeãs nacionais de cada um dos países do continente sul-americano. Porém, a idéia não vingou e tudo ficou apenas no planejamento.

Roberto EspilEm 1946, o mesmo Roberto Espil (foto ao lado) resolveu analisar mais cuidadosamente as distâncias e geografia de todo o continente e deduziu que, além de participação dos campeões, seria totalmente viável incluir também os vice-campeões nacionais.

Entretanto, para surpresa geral, dois anos depois, em 1948, foram os chilenos os primeiros a realizar o evento, através de Robinson Alvarez Marín, dirigente do Colo Colo, que resolveu por em prática o projeto do uruguaio Roberto Espil. A Confederação Sul-Americana de Futebol, cujo Presidente era o Sr. Luiz Valenzuela, resolveu dar todo o apoio e realizar a competição na cidade de Santiago, capital do Chile. Nascia ali a Copa dos Clubes Campeões Sul-Americanos, chamada "Taça America del Sur".

A Criação e a realização desse torneio foram, sem dúvida, o ponto de partida para elaboração e criação da Taça Libertadores da América. Desta competição participaram o Colo Colo, campeão chileno em 1947, Nacional, campeão uruguaio em 1947, River Plate, campeão argentino em 1947, Litoral, campeão boliviano de 1947, Municipal do Perú, vice campeão nacional de 1947, e os convidados, Emelec por ser o melhor clube do Equador e, o Clube de Regatas Vasco da Gama, porque, na época, não existia campeonato brasileiro e a equipe cruzmaltina era considerada, senão a melhor, uma das melhores equipes do país, já que cedia maior número de jogadores para a seleção brasileira.

A Copa Libertadores da América é o mais tradicional e importante torneio de clubes da América do Sul. Foi criada em 1960, para por a prova a rivalidade entre os clubes do continente. Inicialmente participaram os campeões de sete países, passando depois para 20 e, a partir de 2000, o total subiu para 32 equipes. Em agosto de 2003 dicidiu-se aumentar o número para 36 equipes, e depois, para 37 a partir de 2005. Em 2006, a Copa atinge a marca de 38 participantes. Até 1964 apenas o campeão de cada pais participava da competição.

Desde 1998 equipes do México participam da Taça. Neste mesmo ano, com o patrocínio da empresa Toyota Motor Corporation, passou a se chamar Copa Toyota Libertadores. Em 2008 ganhou a atual denominação, Copa Santander Libertadores - nome do Banco Santander, um dos maiores Grupos Financeiros da Espanha.

.:2005 foi a primeira competição que reuniu em finais, clubes do mesmo país.
.: A maior goleada da copa ocorreu em 1970 - Peñarol (Uru) 11 x 2 Valencia (Ven).

.: O primeiro representante do Brasil em Libertadores foi o EC Bahia, vencedor da Taça Brasil de 1959.
.: 1966, 1969 e 1970 - não houve participação de clubes brasileiros; os dirigentes alegavam a excessiva violência dentro do torneio.

Em 1948 o Torneio sul-americano de clubes, foi promovido pela equipe do Colo-Colo do Chile, em uma única edição e, posteriormente reconhecida oficialmente pela Conmebol como competição continental.